Quando recomecei a dar aulas com educação infantil senti necessidade de dar para as crianças atividades lúdicas e divertidas. Puxando pela memória, lembrei de brincadeiras como: pega-pega, duro-mole, esconde-esconde, passa-anel, eu-com-as-quatro e tantas outras brincadeiras deliciosas. Consegui resgatar algumas das minhas lembranças, outras encontrei em minhas pesquisas na net, por fim, juntei uma infinidade delas quando fui buscar material para o ttc do meu curso de pedagogia, que é sobre jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca; transcrevo abaixo algumas coisas legais, que deixam as crianças muito envolvidas, interessadas, e o que é melhor, felizes!
AGACHA AGACHA
QUEM JOGA? No mínimo 3 crianças a partir de 4 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Amplo
MATERIAL Nenhum
Uma criança é eleita o pegador. Para não serem apanhadas, as demais fogem e se agacham.
Quando o pegador conseguir tocar um colega que está em pé, passa sua função de pegador para ele.
QUEIMADA
QUEM JOGA? Jogam várias crianças, a partir de 5 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Bem amplo
MATERIAL Bola
É necessário um espaço, do tipo de uma quadra, para que as crianças possam ser divididas em 2 grupos.
Decide-se quem começa com a bola. O objetivo é acertar um participante do time adversário e eliminá-lo. Se a criança conseguir pegar a bola, tem o direito de atirá-la em um jogador de outra equipe. Ganha o time que eliminar todos os participantes da equipe concorrente.
QUEM JOGA? Jogam várias crianças, a partir de 5 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Bem amplo
MATERIAL Bola
É necessário um espaço, do tipo de uma quadra, para que as crianças possam ser divididas em 2 grupos.
Decide-se quem começa com a bola. O objetivo é acertar um participante do time adversário e eliminá-lo. Se a criança conseguir pegar a bola, tem o direito de atirá-la em um jogador de outra equipe. Ganha o time que eliminar todos os participantes da equipe concorrente.
BALANÇA-CAIXÃO
QUEM JOGA? Jogam várias crianças a partir de 4 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Amplo, que possua possibilidades da criança se esconder
MATERIAL Cadeira
Uma criança é escolhida para ser o rei e se senta em uma cadeira. Outro participante é eleito o servo. Ele se ajoelha de frente para o rei e apóia o rosto no seu colo. Os demais formam uma fila atrás do servo, cada um apoiando o rosto nas costas do companheiro da frente.
Todos recitam: “Balança caixão, balança você, dá um tapa nas costas e vai se esconder!” O último da fila da um tapa nas costas do que está na sua frente e se esconde. Uma a uma as crianças vão repetindo essa ação até que todas estejam escondidas. É a vez, então, do servo sair à procura dos colegas.
Quando alguma criança for pega, o servo pergunta ao rei Como deverei levá-lo? E o rei responde, por exemplo, Andando com uma perna só! De costas! Com olhos fechados! Imitando uma galinha!
Ganha quem for pego por último, com esta criança se tornando rei e escolhendo um servo.
ESTÁTUA
QUEM JOGA? Jogam no mínimo 4 crianças a partir de 4 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Amplo
MATERIAL Nenhum
Uma criança é eleita o líder. As demais andam livremente pelo pátio até que o líder diga ”1,2,3 estátua!” Nesse momento, elas param no lugar fazendo uma pose. O líder escolhe um colega e faz de tudo para que ele se mexa. Só não vale empurrar. Quem resistir às caretas e cócegas será declarado o vencedor e assume a posição de líder.
BATATA QUENTE
QUEM JOGA? Jogam no mínimo 4 crianças, com idade mínima de 4 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Amplo
MATERIAL Bola
O grupo fica em círculo, sentado ou em pé. Uma criança fica fora da roda de costas ou com os olhas vendados, dizendo a frase “Batata quente, quente, quente...queimou”. Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra “queimou”. Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar.
CORRIDA DE SACO
QUEM JOGA? Crianças a partir de 5 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Amplo
MATERIAL Sacos de pano
Distribua sacos de pano para as crianças. Estes sacos deverão ser de tamanho suficiente para caber a criança em pé e ainda sobrar pano para que ela possa segurar suas pontas enquanto acontece a corrida.
O monitor orienta as crianças a ficarem atrás de uma linha, e dá o sinal de partida para que, dentro dos sacos, elas pulem até outro ponto escolhido como chegada. Ganha que chegar primeiro.
CARACOL
QUEM JOGA? Jogam quantas crianças quiserem, com idade mínima de 4 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Amplo
MATERIAL Giz para desenhar a brincadeira
Depois de desenhada a figura no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira joga a sua pedrinha no número 1. O objetivo é percorrer todo o caracol, pulando com um pé só em todas as casas, até passar por todas, só não vale pisar naquela em que está a pedrinha.
Quando chega ao “céu”, ela descansa e retorna da mesma maneira: pulando em cada casa até o número 1, agacha, apanha a pedrinha e pula para fora do caracol. Para continuar a brincadeira, ela joga a pedrinha no número 2 e assim por diante. Não vale jogar a pedrinha na risca nem atirá-la fora do diagrama, se isso acontecer, perde a vez. Vence quem completar o percurso primeiro.
AMARELINHA
QUEM JOGA? Jogam quantas crianças quiserem, com idade mínima de 4 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Pátio
MATERIAL Giz para desenhar a amarelinha ou fita adesiva
Depois de desenhado o diagrama básico no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira vai para a área oval chamada céu e de lá atira a pedrinha no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ela atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, e ora com um pé só. Quando chegar à outra figura oval na extremidade oposta, onde está escrito “inferno”, faz o percurso oposto e volta para apanhar a pedra, sem pisar na casa em que ela está, repetindo o mesmo procedimento até que percorra todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca nem atirá-la fora do diagrama, se isso acontecer, ela perde a vez. Vence quem completar o percurso.
PASSA, PASSA TRÊS VEZES
QUEM JOGA? Jogam quantas crianças quiserem, com idade mínima de 5 anos.
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Amplo
MATERIAL Nenhum
Em segredo, duas crianças definem um tema – frutas, por exemplo. Depois, escolhem qual fruta cada uma irá representar. Uma pode ser a uva e a outra a pêra. Elas dão as mãos formando um túnel por onde as colegas passam, um atrás do outro, cantando: “Passa, passa três vezes/ O último que ficar/ Tem mulher e filhos/ Que não pode sustentar”. Quando a música acaba, as duas crianças que formam o túnel abaixam os braços prendendo o colega que esta passando naquele momento. Sem que os outros escutem, o que foi preso responde a pergunta: “ Pêra ou uva?” Depois, ele sai da fila e vai para trás do colega que representa a sua escolha. Ganha a brincadeira quem tiver mais participantes atrás de si.
PASSA ANEL
QUEM JOGA? Jogam quantas crianças quiserem, com idade mínima de 4 anos.
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Pode ser amplo ou uma sala simples
MATERIAL Um anel
Uma criança fica com o anel. As outras se sentam em um banco, uma do lado da outra, com os braços apoiados no colo e com a palma das mãos unidas. Quem está com o anel passa suas mãos unidas entre as de seus companheiros, escolhendo um deles para receber o anel. Ela repete esse movimento algumas vezes, pode até fingir que colocou o anel nas mãos de alguém. Quando resolve parar, abre as mãos mostrando que estão vazias e pergunta para um dos participantes:
“Com quem está o anel?”. Se o escolhido acertar a resposta, tem direito de passar o anel na próxima rodada.
BEIJO ABRAÇO APERTO DE MÃO
QUEM JOGA? Mínimo de 4 crianças com idade a partir de 7 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Pátio
MATERIAL Nenhum
As crianças ficam sentadas, uma ao lado da outra. Duas delas, eleitas para iniciar a brincadeira, ficam em frente das demais. Uma delas com os olhos vendados. A que está vendo aponta para os que estão sentados e pergunta para a colega: “ É esse? É esse?” Quando ela responder “sim”, vem a segunda pergunta ”Beijo, abraço ou aperto de mão?” A criança interrogada faz a sua escolha, olha para o grupo e descobre quem é. Aí é só beijar, abraçar ou apertar a mão do colega.
TELEFONE SEM FIO
QUEM JOGA? Mínimo de 6 crianças com idade a partir de 4 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Qualquer
MATERIAL Nenhum
Essa é uma das brincadeiras mais comuns que existem! Para brincar basta se formar uma roda com os participantes! Um escolhe uma frase e fala no ouvido de um colega (sem deixar o restante do grupo escutar). A frase só pode ser dita uma vez para cada participante. O participante que está ao seu lado faz o mesmo com o participante seguinte até que a “frase” dê uma volta completa no círculo. Ao passar por todos os participantes será super divertido ver a modificação que a frase sofreu, já que os participantes não podem repetir a frase, cada um deve repassar aquilo que entendeu, mesmo que não faça sentido.
BOCA-DE-FORNO
QUEM JOGA? Mínimo de 6 crianças com idade a partir de 6 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Qualquer
MATERIAL Nenhum
Essa brincadeira, na verdade, é uma espécie de gincana rotativa. Funciona da seguinte forma: uma pessoa (que vamos chamar de orador) começa com a “gincana”, ele deve falar gritos de guerra (pré-formados) e o restante do grupo deve responder, seguindo o esquema:
Orador: “Boca de Forno”
Grupo: “Forno”
Orador: ”Jacarandá”
Grupo: ”Dá”
Orador: ”Quem não for???”
Grupo: ”Apanha!!!”
Orador: ”Quantos bolos*???” *Bolos no sentido de dar palmadas na mão.
Grupo: ”Dez**” - **A quantidade deve ser escolhida pelo grupo antes, o normal é dez.
Orador: ”Remã, remã (...)”
No lugar das reticências, depois de “remã, remã”, o orador deve escolher uma tarefa para o grupo, como, por exemplo, pedir para todos trazerem uma folha de goiabeira. Nesse caso a frase ficaria assim: “Remã, remã, quem me trouxer uma folha de goiabeira!”. Aí todos saem à procura do pedido. Há um tempo que deve ser estabelecido. Quem não conseguir cumprir a prova leva a quantidade de “bolos” pré-determinados e quem cumprir a prova primeiro vai ser o orador da próxima partida!
MAMÃE, POSSO IR?
QUEM JOGA? Mínimo de 6 crianças com idade a partir de 6 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Espaço amplo
MATERIAL Nenhum
Todas as crianças alinhadas escolhem uma para ser a mãe enquanto as outras serão filhas. De uma distância é estabelecido o seguinte diálogo: “Mamãe, posso ir?” “Pode.” “Quantos passos?”
“Três de elefante.” Dá três grandes passos em direção à mãe. Outra criança repete. “Mamãe, posso ir?” “Pode.” “Quantos passos?” ”Dois de cabrito.” Dá dois passos médios em direção à mãe. “Mamãe, posso ir?” “Pode.” “Quantos passos?” “Quatro de formiga.” Quatro passos pequenos à frente. A primeira das filhas que atingir a mãe assume o posto.
CABO-DE-GUERRA
QUEM JOGA? Mínimo de 6 crianças com idade a partir de 6 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Espaço amplo, preferencialmente gramado
MATERIAL Corda bem comprida
Os participantes alinham-se, uns atrás dos outros, cada grupo segurando uma metade de uma corda dividida igualmente entre ambos. A um dado sinal, começam a puxar a corda. Ganha a equipe que conseguir puxar a maior parte da corda para o seu lado (deve ser colocado um lenço para marcar o meio da corda e também é importante marcar um centro no chão) ou a maior parte da corda ao final de um período de um ou dois minutos.
Para tornar o jogo mais fácil, pode-se marcar uma segunda linha a 1,50 m (ou menos) de cada lado da linha central, ganhando o grupo que obrigar o outro grupo a passar dessa linha.
DANÇA DA CADEIRA
QUEM JOGA? Mínimo de 6 crianças com idade a partir de 4 anos
ESPAÇO DE BRINCADEIRA Qualquer
MATERIAL Cadeiras em número suficiente
Esta é uma brincadeira “musicada”. Precisa-se de cadeiras / bancos para a brincadeira. Por exemplo, se tiverem 10 participantes, serão necessárias nove cadeiras. As cadeiras são postas em círculo (com a parte de sentar voltada para fora), e os participantes ficam girando em volta das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos devem sentar rapidamente.
Como há uma cadeira a menos, um participante ficará em pé, esse é eliminado da rodada. A cada rodada retira-se uma cadeira, um participante é eliminado e repete-se o mesmo processo sucessivamente, até ter-se apenas dois participantes e uma cadeira. O que conseguir sentar nesta cadeira vence!
Nada de novo? Não é mesmo? Brincadeiras tão simples, mas que no dia-a-dia simplesmente somem da nossa memória!
Vou pouco a pouco trazer mais material a este respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário