terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sugestões de Atividades para Berçário



Recebi de amigos, achando interessante publiquei, quem souber a autoria, me avise por favor, para que eu possa dar os devidos créditos.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O BERÇÁRIO

1ª. FASE - BEBÊS DE BERÇO.
1. Estimulação dos sentidos: percepção visual, auditiva, tátil, gustativa, olfativa
1.1. Encaminhamento Metodológico
• carregar a criança de maneira que possa explorar o ambiente, mostrando e nomeando os projetos;
• provocar diferentes ruídos, com diferentes objetos, como guiso, chocalhos e perceber se o bebê se movimenta procurando o som;
• propiciar momentos de música ambiente calmo e repousante;
• possibilitar estímulos táteis em diferentes partes do corpo como cócegas, carícias;
• oferecer objetos de diferentes texturas, para que possa pegar;
• tentar alcançar objetos presos no berço, amarrados em um cordão;
• cantar cantigas infantis, com a criança sentada no colo, de frente a educadora;
• brincar de serra-serra-serrador;
• segurar as mãos do bebê e motivá-la a bater palmas;
• apertar bolas de borracha ou de espuma;
• unir as mãozinhas ou os pés, ajudado pela educadora;
• brincar de esconde-esconde usando fraldas,
• estimular a percepção visual movimentando fitas coloridas, bolas;
• oferecer objetos para o bebê pegar e levantar;
• expor o bebê a ambientes de diferentes intensidade luminosa para que perceba o claro e o escuro;
• conversar e sorrir para o bebê enquanto é alimentado dizendo-lhe o que vai comer;
• realizar massagens suaves no corpinho do bebê, durante o banhoe em outras situações diferentes;
• permitir que o bebê morda ou apalpe objetos de diferentes consistência;
• estimular a percepção tátil, passando diferentes texturas nas mãos e nos pés do bebê;


2. Estimulação corporal
• colocar o bebê em diferentes posições, de bruço, de costas, de lado;
• movimentar as pernas pedalando como bicicleta;
• movimentar levemente os pés dos bebês, para frente e para trás, de um lado para outro em movimentos circulares;
• rolar a criança suavemente com o auxílio de um cobertor ou colchonete;
• tentar alcançar um objeto, que está a sua frente, na posição de bruço;
• mantê-la sentada com apoio de almofadas, enquanto manuseia objeto;
• manter a criança de bruços sobre uma bola grande, segura pelos quadris, movimentando-a em várias direções;
• firmar as pernas, mantendo-se em pé, sobre o chão ou colo da educadora;
• sentar em posição de cavalinho sobre o rolo de espuma, levando-a apoiar os pés alternadamente no chão;
• provocar ruídos, para que o bebê movimente o tronco em direção à fonte sonora.

3. Estimulação oral
• conversar com o bebê, chamando-o pelo nome;
• produzir sons variados (imitação de animais, carros) e incentivar o bebê a fazer o mesmo;
• realizar jogos verbais de apelo: - dá uma risadinha, - faz biquinho, - dá isso prá mim...
• valorizar e ou incentivar estas ações ao serem realizadas;
• conversar com a criança em frente ao espelho, nomeando e mostrando partes do corpo, como pés, mãos, boca...
OBS.: oportunizar em todos os momentos, a conversa com o bebê, dizendo-lhe o que vai acontecer;


4. Estimulação à socialização
• promover contato com as crianças maiores do berçário, incentivando-os a brincarem junto, na sala, no solário;
• promover breves passeios por ambientes diferentes no centro.



2ª. FASE - BEBÊS QUE ENGATINHAM
1. Estimulação dos sentidos: percepção visual, auditiva, tátil, gustativa, olfativa
• realizar massagens suaves no corpinho do bebê, enquanto toma banho ou faz a troca de roupa;
• conversar e sorrir com o bebê em todas as situações;
• dizer sempre a criança, todas as ações que serão realizadas, como:
• hora de comer, hora de tomar sol;
• manusear objetos de diferentes texturas: liso, áspero, macio,m duro, mole...
• brincar com chocalho, guisos, caixas com objetos dentro, explorando os sons;
• incentivar a bater palma, estalar a língua, bater os pés;
• observar-se em frente ao espelho junto ao educador que irá mostrando e nomeando as partes do corpo e num segundo momento, pedir que o bebê mostre sozinho;
• cantar para a criança;
• procurar um objeto retirado subtamente do campo visual;
• bater um objetos no outro, como brinquedos em caixas de papelão;
• enrolar um objeto qualquer em um pedaço de pano, e dar para o bebê desenrolar e encontrar o objeto;
• esconder objetos dentro de caixas, vasilhas, potes, na frente do bebê para que ele procure;
• deixar apertar o interruptor da luz, para perceber o efeito e diga-lhe o que está acontecendo: - a luz acendeu, a luz apagou;
• mostrar partes do corpo, solicitadas pelo educador;
• leitura de expressão fisionômicas;
• levantar fios de cabelos, com a ponta dos dedos;
• segurar partes do próprio corpo, como cabeça, mãos, olhos;

2. Estimulação corporal
• tentar alcançar objetos à sua frente e dos lados, para que o corpo se movimente em várias direções;
• locomover-se livre, para que não se prenda muito tempo ao berço, cadeira;
• ficar na posição em pé, sobre o colo, mesa ou cadeira, com o apoio do educador e dar pequenos saltos;
• colocar um brinquedo em cima de uma fralda para que o bebê possa puxa-lo e alcança-lo;
• deixar que fique sem roupa, um pouco antes do banho, para que o bebê se movimente livremente;
• tirar e colocar objetos variados, dentro de potes ou caixas;
• segurar o bebê para que ele dê passinhos;
• rolar a bola em direção ao bebê, e pedir que ele devolva-a ao educador;
• oferecer condições para que possa se levantar, segurando em móveis;
• engatinhar entre obstáculos;
• subir e descer degraus engatinhando;
• empurrar cadeiras ou bolas engatinhando;
• fazer movimentos de cabeça de "sim" ou "não";
• manter-se alguns momentos em pé, o que deve receber o aplauso dos educadores;
• passar por baixo de cordões, ou mesas engatinhando;
• entrar ou sair de caixa de papelão, ou cabaninhas improvisadas;
• resolver pequenos problemas como pegar bola debaixo da mesa;
• passar dentro do minhocão;
• andar segurando em barra horizontal, que será colocada entre um móvel e outro;

3. Estimulação oral
• repetir as sílabas, pronunciadas pelos bebês;
• obedecer ordens simples com: “dá”, “vem cá”, dar “tchau”, jogue beijinhos, bata palminhas;
• cantar músicas, incentivando a criança a bater palmas, mostrar partes do corpo;
• contar pequenas histórias e mostrar gravuras;
• realizar pequenos passeios nos centros, mostrando e comentando tudo o que vê;
• imitar o som que a gravura sugere: carro, cachorro, gato, orientado pelo educador;

4. Estimulação à socialização
• promover o abraço entre amigos;
• brincar com os amigos;
• visitar outras turmas.


3ª. FASE - BEBÊS QUE ANDAM
1. Estimulação dos sentidos: percepção visual, auditiva, tátil, gustativa, olfativa
1.1. Encaminhamento Metodológico
• brincar com o bebê de cheirar flores, frutas;
• encontrar a educadora que está escondida atrás de um móvel, chamando o bebê pelo nome;
• dançar o ritmo de músicas, imitando os gestos da educadora;
• participar de brincadeiras de imitação, dançar, marchar, imitar bichos, carros, pequenas músicas;
• olhar, amassar, picar folhas de revistas;
• executar ordens simples como: guardar objetos, trazer objetos, buscar o tênis;
• pegar objetos de uma caixa, atendendo a solicitação da educadora;
• usar a colher para tentar comer sozinho;
• identificar quente e gelado durante as refeições;
• guardar brinquedos e outros objetos de uso, para formar hábitos de ordem e arrumação;
• observar-se no espelho e ir mostrando as partes do corpo, que lhe for solicitada;
• rabiscar o chão com giz;
• usar garrafas plásticas, tubos e potes, para que possa torcer, distorcer, para abrir e fechar;
• balançar garrafas com objetos ou pedrinhas para produzir sons (seguramente fechadas) ;
• brincar com grandes tampas coloridas, colocando-as dentro de caixas ou retirando-as;
• pegar bolas ou objetos que estão debaixo de mesas e berços;
• brincar de rodas, cantando pequenas cantigas;
• colocar prendedor de roupas, em volta de uma caixa;
• traçar riscos em grande pedaços de papel ( papel bobina ) usando gizão de cera;
• andar de diferentes formas de quatro, imitando animais, ou em fila imitando trem;
• executar ordens como: imitar (pentear cabelos, escovar os dentes, lavar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, soprar velas, cheirar flores, ninar nenê, pular cordas, etc. ;
• brincar com dominós de figuras, quebra-cabeça com poucas peças;
• brincar com jogos de encaixe;
• mostrar peças grandes e pequenas, solicitadas pela educadora;
• dizer a cor das peças solicitadas;
• agrupar peças por cores e tamanhos.


2 . Estimulação corporal
• caminhar livremente pelo espaço, explorando móveis e objetos;
• fazer atividades como bola: chutar, pegar no ar, jogar para cima, rolar para outra pessoa, rolar em cima;
• tentar saltar com dois pés;
• puxar objetos e carrinhos;
• brincar de passar por dentro, arrastar/engatinhar/ficar de cócoras e uma caixa de papelão sem fundo;
• rolar pneus de espuma ou de pequenos tamanhos;
• empurrar caixas, puxar caixas com barbantes, vazias ou com brinquedos;
• agachar, levantar, correr, marchar, bater palmas, pular com a orientação da educadora;
• rolar o bebê no colchonete, de um lado para outro, pedir que rolem sozinhos;
• engatinhar ou andar em grupos até um ponto determinado; cantinho da sala, atrás de um berço,,,
• brincar no parquinho, explorando os brinquedos;
• manusear blocos de encaixe;
• passar embaixo ou por cima de uma corda;
• brincar de entrar e sair de dentro de caixas, de cabaninhas;
• guardar um objeto debaixo do berço ou dentro da cabaninha;
• andar na ponta dos pés; para frente, para trás;
• engatinhar em grupo, para frente, para trás, de um lado para outro, por todo o espaço;
• engatinhar imitando vozes de animais ou barulhos de carros;

3. Estimulação oral
• ouvir e reproduzir histórias oralmente;
• participar das histórias, fazendo gestos e sons;
• contar histórias a vista de gravuras;
• identificar-se a si mesmo pelo nome e reconhecer o nome dos colegas;
• cantar cantigas infantis: “Onde está a Margarida”, “Rolinha voou, voou”, “Carneirinho carneirão” etc.
• dizer nomes que pertençam ao mesmo grupo: ex.: frutas, animais, utensílios da cozinha... ;
• observar e dizer o nome de objetos e sua função, durante passeios feitos com a educadora pelos espaços internos e externos do centro;
• participar da hora da novidade, no início do período;
• fazer exercícios foniátricos como: estalar a língua, mandar beijinhos, encher as bochechas de ar, passar a língua em volta dos lábios, em volta da arcada dentária, vibrar os lábios, murmurar com os lábios serrado... ;
• dizer o nome da mãe, do pai, avós e irmãos;

4 . Estimulação à socialização
• brincar com os colegas da turma;
• brincar com crianças maiores de outras turmas;
• adquirir hábitos de ordem e cortesia;
• fazer pequenos passeios e conversar com crianças e adultos;
• cumprimentar as pessoas todas as vezes que chegar ou sair do centro;
• destacar a data de aniversário de cada criança;

Nenhum comentário:

Postar um comentário