Analise seu conhecimento sobre a função de professor.
Verifique suas noções básicas sobre psicologia da aprendizagem.
Gosta de trabalhar com crianças.
É uma pessoa dinâmica, alegre, bem humorada, e criativa.
Consegue desenhar, cantar, dançar, mesmo sem ser artista.
Procura sempre aprender mais sobre seus alunos, a aprendizagem e faixa etária das crianças.
Debate com outros profissionais que trabalham na área.
Em seguida, vamos descobrir como é a escola onde vamos trabalhar.
Têm canais abertos para contatos com a direção, supervisão e pais de alunos.
Como encaminha o processo educativo.
Tem uma consciência clara e nítida de uma filosofia educacional, de uma proposta de ser humano a ser desenvolvida e conquistada.
Está integrada na comunidade onde está inserida.
Percebe os anseios e as necessidades dos professores.
Para finalizar conheça como proceder com os alunos.
Assuma o compromisso com o dinamismo. Para que possa acontecer de maneira salutar, viva, inesperada...
Encoraje seus alunos a demonstrar todas as suas nuances dos sentimentos de amor e respeito pelas outras pessoas: solidariedade, piedade, amizade, admiração, respeito, companheirismo.
Assegure ao seu aluno o direito de falar.
Toque seus alunos fisicamente demonstrando carinho, aceitação e segurança.
Brinque com seus alunos.
Não use apelidos para seus alunos.
Dê liberdade para os alunos movimentarem-se pela sala.
Aprecie o crescimento de seu aluno.
“O bom professor se faz a cada dia, sabemos disso. É um exercitar continuado; é uma revisão consciente das atitudes, das ações, dos conhecimentos. Ou nos concedemos uma freqüente atualização, uma reciclagem, ou o tempo nos ultrapassa e ficamos...”
Para aprofundamento leia: SILVA, Ezequiel Theodoro da. Os (dês) caminhos da escola. São Paulo, 1982. Ática. 2º Edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário