Primavera, estação mais linda do ano. Vamos começar os preparativos?
domingo, 28 de agosto de 2011
Sermão da Montanha (Versão para Educadores)
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo:
- Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
- Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
- Felizes os misericordiosos, porque eles... (?)
Pedro o interrompeu:
- Mestre , vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
- Quais são os objetivos gerais e específicos?
- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e os respectivos descritores e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
- E vê lá se não vai reprovar alguém!
E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes?..."
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo:
- Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
- Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
- Felizes os misericordiosos, porque eles... (?)
Pedro o interrompeu:
- Mestre , vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
- Quais são os objetivos gerais e específicos?
- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e os respectivos descritores e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
- E vê lá se não vai reprovar alguém!
E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes?..."
Sobre crianças
"Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança."
Hugo , Victor
"Sufoca-se o espírito da criança com conhecimentos inúteis."
Voltaire
"As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente."
La Bruyère , Jean de
"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a."
Goethe , Johann
"As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações...
Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações."
Saint-Exupéry , Antoine de
"Todas as grandes personagens começaram por serem crianças,
mas poucas se recordam disso."
Saint-Exupéry , Antoine de
"As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo."
Leopardi , Giacomo
"Quero tornar-me aquilo que sou: uma criança feita de luz."
Mansfield , Katherine
"Não é bom ser criança: bom é, quando somos velhos,
pensar em quando éramos crianças."
Pavese , Cesare
"Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos:
ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser."
Pasteur , Louis
"Quem convive muito com crianças descobre que nenhuma acção externa sobre elas
permanece sem uma acção recíproca."
Goethe , Johann
"Uma criança está deixando de ser criança
no dia em que começa a fazer perguntas que têm respostas."
Fernandes , Millôr
"Nunca houve criança tão amável a ponto da própria mãe
não ficar satisfeita ao conseguir adormecê-la."
Emerson , Ralph
"Nunca ameace uma criança: castigue-a ou perdoe-a.
Textos Judaicos
"As palavras da criança na rua são as do pai e da mãe."
Textos Judaicos
"Nunca prometa nada à criança que não lhe pretenda dar,
porque deste modo ela aprende a mentir."
Textos Judaicos
"Se você não respeita os seus pais,
o seu filho não o irá respeitar."
Textos Judaicos
"As crianças são o ornamento da vida neste mundo."
Textos Islâmicos
"Vazia é a casa sem uma criança."
Textos Hindus
"A criança é o amor feito visível."
Novalis , Friedrich
"As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas.
Joubert , Joseph
"Guie uma criança pelo caminho que ela deve seguir
e guie-se por ela de vez em quando."
Billings , Josh
"As crianças têm de ter muita paciência com os adultos."
Saint-Exupéry , Antoine de
"Pegamos o telefone que o menino fez com duas caixas de papelão
e pedimos uma ligação com a infância."
Fernandes , Millôr
"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."
Wilde , Oscar
"Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade
do que a forma como esta trata as suas crianças."
Mandela , Nelson
in: http://www.citador.pt/
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Formas Geométricas
Pesquisei, estudei, refleti e cheguei à conclusão de que legal mesmo é que as crianças possam encontrar no dia-a-dia as formas geométricas.
Assim, estou colecionando tudo que é figura que encontro para formar um mural com as crianças e deixar que elas, à partir das formas, recriem figuras comuns ao seu cotidiano.
Assim, estou colecionando tudo que é figura que encontro para formar um mural com as crianças e deixar que elas, à partir das formas, recriem figuras comuns ao seu cotidiano.
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Dica
No site da EDIBA, a editora que publica a Revista de Educação Infantil, que vira e mexe posto alguma coisa aqui, tem um excelente material para utilizarmos nas aulas, acessem, façam o download, tenho certeza de que vão gostar!
Primeiro cliquem na primeira imagem - Educação Infantil, depois na seta vermelha, indicando descarregar conteúdos extras.
http://www.grupoeditorialdabahia.com/Bra/
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Ubuntu
Certa vez, um antropólogo estudava os usos e costumes de uma tribo e, quando terminou seu trabalho, teve de esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto, de volta para casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas, na cidade. Botou tudo num cesto bem bonito, com um belo laço de fita, e colocou debaixo de uma árvore. Então, chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto. A que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente, todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e os comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas, se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz, se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?
Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"
Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...
UBUNTU PARA VOCÊ!
domingo, 14 de agosto de 2011
Caixa Supresa
Nas salas de educação infantil, a caixa surpresa é um excelente recurso didático para o professor, uma vez que aguça a curiosidade das crianças e estas ficam bem envolvidas no momento da atividade. Se colocar uma banana, por exemplo, o professor deve dizer que é uma fruta, tem a casca amarela, é branca, macia, doce, comprida, até que alguém identifique a mesma.
O professor pode utilizá-la de forma individual ou coletiva, dependendo do que quiser estimular ou mesmo avaliar no aluno.
Como forma individual, a caixa pode servir para trabalhar as sensações, ligadas ao tato e ao seu órgão do sentido. Nesse momento, o professor poderá utilizar retalhos de papéis, plásticos, tecidos, isopores, borrachas, lixas, dentre vários outros, onde irá formulando pequenas perguntas para as crianças, questionando se o objeto é liso ou áspero, grosso ou fino, mole ou duro, etc.
Em outro momento, o professor pode esconder um objeto dentro da caixa, a fim de que as crianças, de forma coletiva, descubram qual é esse elemento. Para isso, o professor deverá dar pistas aos alunos, que caracterizem e que levem ao raciocínio lógico, auxiliando o desenvolvimento dessa forma de pensar.
É interessante também que as crianças tenham a oportunidade de levar a caixa para casa, onde os pais deverão ser preparados para isso, com antecedência, recebendo a orientação do que pode ou não ir dentro da mesma. É bom destacar que os doces podem causar problemas, pois sempre tem crianças que não podem consumi-los, causando constrangimentos e maiores problemas.
No momento da discussão com a turma, do que está dentro da caixa, as crianças ficam soltas, muito envolvidas e alegres com a atividade, momento em que o professor deve utilizar para estimular bem a linguagem oral dos pequenos.
Um outro aspecto que pode ser cogitado no momento da caixa surpresa é que essa também serve para trabalhar aspectos emocionais. Nesse momento, o professor deve ser criativo e perceptivo em relação aos sentimentos dos alunos, propondo que, ao invés de tirar o objeto da caixa, que esta sirva para guardar os sentimentos ruins, como a agressividade – caso algum aluno brigue, a tristeza – caso perceba esse sentimento em alguma criança, a agitação – se alguém não consegue ficar quieto, etc., conseguindo assim, controlar o grupo para que não se disperse da atividade.
O bom é que um objeto tão simples pode proporcionar vários momentos agradáveis, de grande produção para os alunos e professores, servindo de instrumento para o aprendizado de todos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Só agora confeccionei a minha, fiz questão de que fosse bem colorida e divertida, aproveitei um monte de apliques em E.V.A. que já tinha em casa.
O professor pode utilizá-la de forma individual ou coletiva, dependendo do que quiser estimular ou mesmo avaliar no aluno.
Como forma individual, a caixa pode servir para trabalhar as sensações, ligadas ao tato e ao seu órgão do sentido. Nesse momento, o professor poderá utilizar retalhos de papéis, plásticos, tecidos, isopores, borrachas, lixas, dentre vários outros, onde irá formulando pequenas perguntas para as crianças, questionando se o objeto é liso ou áspero, grosso ou fino, mole ou duro, etc.
Em outro momento, o professor pode esconder um objeto dentro da caixa, a fim de que as crianças, de forma coletiva, descubram qual é esse elemento. Para isso, o professor deverá dar pistas aos alunos, que caracterizem e que levem ao raciocínio lógico, auxiliando o desenvolvimento dessa forma de pensar.
É interessante também que as crianças tenham a oportunidade de levar a caixa para casa, onde os pais deverão ser preparados para isso, com antecedência, recebendo a orientação do que pode ou não ir dentro da mesma. É bom destacar que os doces podem causar problemas, pois sempre tem crianças que não podem consumi-los, causando constrangimentos e maiores problemas.
No momento da discussão com a turma, do que está dentro da caixa, as crianças ficam soltas, muito envolvidas e alegres com a atividade, momento em que o professor deve utilizar para estimular bem a linguagem oral dos pequenos.
Um outro aspecto que pode ser cogitado no momento da caixa surpresa é que essa também serve para trabalhar aspectos emocionais. Nesse momento, o professor deve ser criativo e perceptivo em relação aos sentimentos dos alunos, propondo que, ao invés de tirar o objeto da caixa, que esta sirva para guardar os sentimentos ruins, como a agressividade – caso algum aluno brigue, a tristeza – caso perceba esse sentimento em alguma criança, a agitação – se alguém não consegue ficar quieto, etc., conseguindo assim, controlar o grupo para que não se disperse da atividade.
O bom é que um objeto tão simples pode proporcionar vários momentos agradáveis, de grande produção para os alunos e professores, servindo de instrumento para o aprendizado de todos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Só agora confeccionei a minha, fiz questão de que fosse bem colorida e divertida, aproveitei um monte de apliques em E.V.A. que já tinha em casa.