domingo, 28 de agosto de 2011

Dália - Flor em Papel de Seda

 Primavera, estação mais linda do ano. Vamos começar os preparativos?

Sermão da Montanha (Versão para Educadores)

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo:
- Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
- Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
- Felizes os misericordiosos, porque eles... (?)

Pedro o interrompeu:
- Mestre , vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:
- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?

João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a  palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
- Quais são os objetivos gerais e específicos?
- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e os respectivos descritores e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
- E vê lá se não vai reprovar alguém!

E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes?..."

Arte com Mãos

Tudo muito fofo!







Sobre crianças



Muito interessante, algumas frases são pura poesia, outras extrema sabedoria, algumas controversas, mas todas nos fazem pensar.


"Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança."
Hugo , Victor

"Sufoca-se o espírito da criança com conhecimentos inúteis." 
Voltaire

"As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente."
La Bruyère , Jean de

"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a."
Goethe , Johann

"As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações...
Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações."
Saint-Exupéry , Antoine de

"Todas as grandes personagens começaram por serem crianças,
mas poucas se recordam disso."
Saint-Exupéry , Antoine de

"As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo."
Leopardi , Giacomo

"Quero tornar-me aquilo que sou: uma criança feita de luz."
Mansfield , Katherine

"Não é bom ser criança: bom é, quando somos velhos,
pensar em quando éramos crianças."
Pavese , Cesare

"Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos:
ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser."
Pasteur , Louis

"Quem convive muito com crianças descobre que nenhuma acção externa sobre elas
permanece sem uma acção recíproca."
Goethe , Johann

"Uma criança está deixando de ser criança
no dia em que começa a fazer perguntas que têm respostas."
Fernandes , Millôr

"Nunca houve criança tão amável a ponto da própria mãe
não ficar satisfeita ao conseguir adormecê-la."
Emerson , Ralph

"Nunca ameace uma criança: castigue-a ou perdoe-a.
Textos Judaicos

"As palavras da criança na rua são as do pai e da mãe."
Textos Judaicos

"Nunca prometa nada à criança que não lhe pretenda dar,
porque deste modo ela aprende a mentir."
Textos Judaicos

"Se você não respeita os seus pais,
o seu filho não o irá respeitar."
Textos Judaicos

"As crianças são o ornamento da vida neste mundo."
Textos Islâmicos

"Vazia é a casa sem uma criança."
Textos Hindus

"A criança é o amor feito visível."
Novalis , Friedrich

"As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas.
Joubert , Joseph

"Guie uma criança pelo caminho que ela deve seguir
e guie-se por ela de vez em quando."
Billings , Josh

"As crianças têm de ter muita paciência com os adultos."
Saint-Exupéry , Antoine de

"Pegamos o telefone que o menino fez com duas caixas de papelão
e pedimos uma ligação com a infância."
Fernandes , Millôr

"A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."
Wilde , Oscar

"Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade
do que a forma como esta trata as suas crianças."
Mandela , Nelson



in: http://www.citador.pt/

Contos

Eu já conhecia ambos os contos, mas a ilustração da EDIBA tornou o que era lindo, mais lindo ainda.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Formas Geométricas

Pesquisei, estudei, refleti e cheguei à conclusão de que legal mesmo é que as crianças possam encontrar no dia-a-dia as formas geométricas.
Assim, estou colecionando tudo que é figura que encontro para formar um mural com as crianças e deixar que elas, à partir das formas, recriem figuras comuns ao seu cotidiano.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dica


No site da EDIBA, a editora que publica a Revista de Educação Infantil, que vira e mexe posto alguma coisa aqui, tem um excelente material para utilizarmos nas aulas, acessem, façam o download, tenho certeza de que vão gostar!
Primeiro cliquem na primeira imagem - Educação Infantil, depois na seta vermelha, indicando descarregar conteúdos extras.

http://www.grupoeditorialdabahia.com/Bra/

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ubuntu


Certa vez, um antropólogo estudava os usos e costumes de uma tribo e, quando terminou seu trabalho, teve de esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto, de volta para casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas, na cidade. Botou tudo num cesto bem bonito, com um belo laço de fita, e colocou debaixo de uma árvore. Então, chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto. A que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente, todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e os comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas, se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.
Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz, se todas as outras estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"
Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...

UBUNTU PARA VOCÊ!

domingo, 14 de agosto de 2011

Caixa Supresa

Nas salas de educação infantil, a caixa surpresa é um excelente recurso didático para o professor, uma vez que aguça a curiosidade das crianças e estas ficam bem envolvidas no momento da atividade. Se colocar uma banana, por exemplo, o professor deve dizer que é uma fruta, tem a casca amarela, é branca, macia, doce, comprida, até que alguém identifique a mesma.
O professor pode utilizá-la de forma individual ou coletiva, dependendo do que quiser estimular ou mesmo avaliar no aluno.
Como forma individual, a caixa pode servir para trabalhar as sensações, ligadas ao tato e ao seu órgão do sentido. Nesse momento, o professor poderá utilizar retalhos de papéis, plásticos, tecidos, isopores, borrachas, lixas, dentre vários outros, onde irá formulando pequenas perguntas para as crianças, questionando se o objeto é liso ou áspero, grosso ou fino, mole ou duro, etc.
Em outro momento, o professor pode esconder um objeto dentro da caixa, a fim de que as crianças, de forma coletiva, descubram qual é esse elemento. Para isso, o professor deverá dar pistas aos alunos, que caracterizem e que levem ao raciocínio lógico, auxiliando o desenvolvimento dessa forma de pensar.
É interessante também que as crianças tenham a oportunidade de levar a caixa para casa, onde os pais deverão ser preparados para isso, com antecedência, recebendo a orientação do que pode ou não ir dentro da mesma. É bom destacar que os doces podem causar problemas, pois sempre tem crianças que não podem consumi-los, causando constrangimentos e maiores problemas.
No momento da discussão com a turma, do que está dentro da caixa, as crianças ficam soltas, muito envolvidas e alegres com a atividade, momento em que o professor deve utilizar para estimular bem a linguagem oral dos pequenos.
Um outro aspecto que pode ser cogitado no momento da caixa surpresa é que essa também serve para trabalhar aspectos emocionais. Nesse momento, o professor deve ser criativo e perceptivo em relação aos sentimentos dos alunos, propondo que, ao invés de tirar o objeto da caixa, que esta sirva para guardar os sentimentos ruins, como a agressividade – caso algum aluno brigue, a tristeza – caso perceba esse sentimento em alguma criança, a agitação – se alguém não consegue ficar quieto, etc., conseguindo assim, controlar o grupo para que não se disperse da atividade.
O bom é que um objeto tão simples pode proporcionar vários momentos agradáveis, de grande produção para os alunos e professores, servindo de instrumento para o aprendizado de todos.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

 
Só agora confeccionei a minha, fiz questão de que fosse bem colorida e divertida, aproveitei um monte de apliques em E.V.A. que já tinha em casa.