terça-feira, 6 de abril de 2010

Psicomotricidade - 3ª Parte


5. Saltar (pular) no mesmo lugar, com os dois pés juntos.
- com os dois pés juntos, para frente, para trás e para os lados.
- no mesmo lugar, com um pé só; revezar os pés.
- pular corda,
- Pular amarelinha sem pedra.
- com os dois pés (um pé só) juntos, sobre um bastão colocado no chão, para frente, para trás e para os lados.
- com as pernas abertas, sobre um bastão ou pequenos objetos colocados no chão (por exemplo: saquinhos de areia).
- de cima de um bloco (tijolo de construção), para frente, para trás, para um lado e para outro.
- Em duplas ou trios, lado a lado, e de mãos dadas, pular no mesmo lugar.
- Em duplas, frente.a frente, pular no mesmo lugar com as mãos no ombro do companheiro.
- Em duplas ou trios, pular no mesmo lugar, lado a lado, e abraçados pela cintura.
- Em duplas ou trios, um atrás do outro e com as mãos no ombro do colega da frente, saltar seguidamente até chegar a um determinado ponto; girar o corpo, dando meia-volta, colocar novamente uma das mãos no ombro do colega da frente e reiniciar o percurso.
- Em duplas e de mãos dadas, saltar uma corda parada.

6. Marchar
- Marcar passos no local, elevar ao máximo uma perna, depois a outra, acompanhando um estímulo sonoro (batidas com coquinho, palmas etc.); batendo forte só um dos pés.
- Marcar passos no mesmo lugar e, a um sinal combinado, mudar de posição (dando meia-volta, por exemplo); continuar marcando passo; movimentando os membros inferiores e superiores.
- Marchar de forma mais rápida, de acordo com um estímulo sonoro (batida de tambor, coquinho etc.).
- Marcha cadenciada com paradas bruscas: marchar enquanto durar um estímulo sonoro e parar imediatamente quando ele cessar; retomar a marcha logo que ele se reinicie.
- Marcha cadenciada com mudança de direção: marchar numa direção; a um sinal combinado, marchar em sentido contrário.
- Em duplas ou trios, marchar lado a lado, de acordo com um ritmo marcado por tambor, coquinho, palmas etc.,

7. Galopar
- livremente, montados num cabo de vassoura.
- em ritmo acelerado, com paradas repentinas, marcadas por um sinal combinado (palmas, apito etc.).

8. Lançar e pegar
- Lançar objetos (bolas etc.) a grandes distâncias, sem alvo definido; tendo em vista um alvo mais limitado (uma parede, por exemplo).
- Lançar uma bola de meia, tentando alcançar um alvo desenhado na parede e bem acima da altura dos participantes.
- Lançar uma bola de meia dentro de uma caixa de papelão, sapato etc.
- Jogar a bola na parede e tornar a pegá-la.
- Jogar a bola no chão e tornar a pegá-la.
- Jogar a bola para o alto e tornar a pegá-la.
- Jogar a bola no chão e rebatê-la.
- Brincar de encestar bolas.
- Em pares, lançar de um para o outro, uma bola ou um saquinho com areia, grãos etc.
- Dispostos em círculo, jogar a bola uns para os outros.
- Lançar uma bola para o alto e bater palmas uma ou mais vezes, antes de pegá-la novamente.

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