terça-feira, 6 de abril de 2010

Psicomotricidade - 4ª (e última) Parte


9. Chutar
- Dar pontapés em saquinhos de areia.
- Chutar bola.
- Chutar pedrinhas.



10. Atividades dígito-manuais
- Fazer movimentos de jogar beijos com a mão.
- Movimentar os pulsos para os lados, fazendo um gesto de adeus.
- Movimentar os pulsos, como um limpador de pára-brisas.
- Movimentar os pulsos para frente e para trás.
- Abrir e fechar as mãos, ora com as palmas voltada para baixo, ora para cima.
- Agarrar partes do próprio corpo (braço, dedos, coxa perna, tornozelo).
- Agarrar saquinhos de areia, amassá-los, bater com as mãos e os dedos e jogá-los de uma mão para outra.
- Com a palma da mão sobre a mesa, levantar e abaixar cada dedo.
- Separar e aproximar os dedos, como um leque (fazer em diversas posições).
- Movimentar o polegar para frente e para trás.
- Girar o polegar.
- Girar cada um dos dedos separadamente.
- Tocar, com o polegar da mesma mão a ponta de todos os dedos sucessivamente; fazer o exercício ora com uma mão, ora com outra.
- Com as palmas das mãos unidas, separar e aproximar os dedos de uma mão aos dedos da outra mão, sem separar as palmas.
- Movimentar o indicador e o dedo médio no plano vertical, como se fossem um homem andando.
- Movimentar o indicador e o dedo médio no plano horizontal, como uma tesoura.
- Fazer movimentos de pinça com todos os dedos juntos.
- Fazer movimentos de pinça com o indicador e o dedo médio.
- Girar pequenas argolas com os dedos.
- Com a ponta dos dedos, levantar alguns fios do próprio cabelo.



11. Coordenação visomotora
- Sobrepor objetos: colocar os objetos uns sobre os outros (cubos de madeira etc.).
- Encaixar objetos: colocar, por exemplo, copos de papel de diferentes tamanhos um dentro do outro.
- Fincar palitos sobre base de isopor.
- Colocar pregadores de roupa em volta da borda de uma caixa de sapatos.
- Perfurar retalhos de plástico com palitos.
- Enfiar contas, macarrão ou canudinhos cortados, fazendo colares, pulseiras etc.
- Picar e repicar papel, palitos, gravetos etc., com os dedos.
- Cortar com tesoura: papel, barbante, diferentes fios e tecidos.
- Alinhavar



12. Explorar sons e movimentos e acompanhar ritmos lentos e rápidos
- Provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos etc.
- Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo),
- esfregando, puxando, arrastando etc.).
- Manipular objetos que provocam ruídos, batendo, sacudindo, raspando, amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.
- Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.
- Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e cantos).
- Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.
- Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas; estalando os dedos.



¨¨¨()¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário